HIPOTIREOIDISMO SUB-CLÍNICO DEVE SER TRATADO

OBESIDADE CONTROLADA EMAGRECENDO

4 de abril de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DIABETES MELITUS TIPO 2: ALERTA! 5 (CINCO) ATITUDES SAUDÁVEIS QUE VOCÊ PODERÁ TOMAR PARA EVITAR O DESENVOLVIMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO 2.


De acordo com o estudo divulgado no 1º. Consenso da International Diabetes Federation são cinco as atitudes para um comportamento saudável que ajudam a evitar o desenvolvimento do diabetes mellitus tipo 2. 

São eles: 1. Porque manter o índice de massa corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m²? Quando o IMC está acima de 25 Kg/m² a pessoa já se encontra com sobrepeso, obesidade, obesidade abdominal, intra-abdominal, visceral, central, que poderá desencadear o diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, alterações do colesterol total, HDL-colesterol, LDL-colesterol, triglicérides e complicações cardiovasculares;

2. Porque ingerir menos de 30% de gordura do total de calorias ingeridas? Sabe-se que indivíduos que ingerem menor quantidade de gorduras têm menos câncer, tais como os esquimós (que tem uma dieta rica em ácidos graxos omega-3) e os mediterrâneos (que tem uma dieta baseada em plantas e alimentos de origem vegetal). Gorduras não saturadas, encontradas em óleos de plantas e de vegetais, que são fontes de gorduras monoinsaturadas, tais como azeite de oliva e óleo de canola, também são benéficas à saúde. O omega 3 está presente, em maior quantidade, nos peixes de águas salgadas e frias, como: atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os peixes de águas doces apresentam omega 3 em menor quantidade;
3. Porque ingerir menos que 10% de gorduras saturadas do total de calorias provenientes de gorduras ingeridas? As gorduras saturadas têm colesterol e colaboram na formação de placas de ateroma nos vasos, levando à aterosclerose precocemente, elas provocam um estreitamento na luz do vaso , dificultando a passagem de sangue.

4. Porque aumentar a ingestão de 
fibras para uma quantidade maior do que 15g/1.000 kcal? As fibras alimentares representam parte importante de uma dieta saudável, principalmente para a saúde intestinal. As fibras insolúveis, auxiliam principalmente o trânsito intestinal, e solúveis, que têm a propriedade de melhorar a constipação e ainda são capazes de formar géis, desacelerando a passagem do alimento pelo trato gastrintestinal e atrasando a absorção de fatores dietéticos. A ingestão adequada de fibras (20 a 35 g/dia) diminui o tempo de trânsito intestinal, aumenta o volume fecal, reduz o tempo de trânsito intestinal, aumentam a sensação de saciedade, reduz níveis pós-prandiais de glicose e insulina, pois estas fibras modulam a absorção de glicose, diminui níveis de colesterol total, ajudam na prevenção de algumas doenças, como câncer, diabetes, doença diverticular do cólon. Melhoram a saúde intestinal, particularmente as do tipo solúveis favorecem o crescimento de bactérias benéficas, como as Bifidobacterium e os Lactobacillus, e inibindo o crescimento de bactérias patogênicas.

5. Porque realizar mais do que quatro horas de atividades físicas de intensidade moderada por semana? De acordo com, a atividade física se praticada regularmente pode diminuir o risco e ou a evolução de doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais, problemas hipertensivos, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose, câncer, ansiedade e depressão. Além disso, ela é determinante no controle do peso corporal. Possui efeitos benéficos sobre a redução da pressão arterial, sobre a melhoria do nível de colesterol de LDL, sobre a melhoria do controle hiperglicêmico nas pessoas com excesso de peso e sobre a redução dos riscos de câncer de cólon e de mama nas mulheres (OMS). Mesmo sabendo dos benefícios da prática regular de atividades físicas, cada vez mais as pessoas são sedentárias. No Brasil, isto já foi constatado por muitos estudos, dentre estes o do Instituto Nacional do Câncer que mostra que o número de sedentários em nosso país é muito grande. O que comprova a inatividade física do mundo atual.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

COMO SABER MAIS:
1. E possível se evitar o desenvolvimento do diabetes mellitus 2? 

http://pesocontrolado.blogspot.com

2. Porque ingerir menos de 30% de gordura4 do total de calorias5 ingeridas? 
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com

3. As gorduras saturadas têm colesterol e colaboram na formação de placas de ateroma nos vasos?
http://colesteroltriglicerides.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA.



Referências Bibliográficas:
International Diabetes Federation
Haskell et al. (2007) (OMS, 2002).









Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17

Seguir no Google Buzz